O que é Sustentabilidade?

Sustentabilidade é o termo usado para definir ações e atividades humanas que suprem as necessidades atuais dos seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade é o uso dos recursos naturais de forma inteligente, para que eles se mantenham no futuro. Agindo dessa maneira, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável, sem agressões ao meio ambiente.



Como as pessoas e empresas podem ser sustentáveis:
  • Explorando os recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
  • Preservando, totalmente, as áreas verdes não destinadas à exploração econômica.
  • Incentivando a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza, além de serem benéficos à saúde dos seres humanos.
  • Explorando os recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
  • Utilizando fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica), para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, diminui a poluição do ar.
  • Criando atitudes voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais.
  • Adotando uma gestão sustentável nas empresas, para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvendo produtos com baixo consumo de energia.
  • Tomando atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício.
  • Adotando medidas que visem a não poluição de rios, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR NO DIA A DIA?

A ADOÇÃO DE AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE GARANTE, A MÉDIO E LONGO PRAZO, UM PLANETA EM BOAS CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS DIVERSAS FORMAS DE VIDA, INCLUINDO A HUMANA.

PARA AJUDAR O MEIO AMBIENTE, TODOS PODEM SE ENGAJAR NESSA TAREFA, ARREGAÇANDO AS MANGAS E PARTINDO PARA A REALIZAÇÃO DE AÇÕES QUE FAZEM A DIFERENÇA. BASTA MUDAR ALGUNS HÁBITOS E IMPLANTAR NOVAS ATIVIDADES CONSCIENTES NO DIA A DIA.

Conheça os 3 Rs da Sustentabilidade e comece já a fazer sua parte!

3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Reduzir

Se prestarmos atenção nas compras que realizamos no cotidiano e nos serviços que contratamos, perceberemos que adquirimos muitas coisas que não precisamos ou que usamos poucas vezes. Portanto, reduzir significa comprar bens e serviços de acordo com nossas reais necessidades, para evitar desperdícios. O consumo consciente é importante não só para o bom funcionamento das finanças domésticas, como também para o Meio Ambiente.

Ações práticas para reduzir

  • Usar a água racionalmente: não desperdiçar ou usar água para lavar a calçada, fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, não deixar que ocorra vazamentos na rede de águas, etc.
  • Economizar energia: usar aquecimento solar nas casas, apagar as lâmpadas de cômodos desocupados, usar lâmpadas fluorescentes, usar o chuveiro elétrico para banhos curtos, etc.
  • Economizar combustíveis: fazer percursos curtos a pé ou de bicicleta. Além de gerar economia, faz bem para a saúde e ajuda e diminuir a poluição do ar;
Reutilizar

Jogamos fora muitas coisas que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Reutilizando, geramos uma boa economia doméstica, além de colaborarmos para o desenvolvimento sustentável do planeta. Isto ocorre, pois tudo que é fabricado necessita do uso de energia e matéria-prima. Ao jogarmos algo no lixo, estamos desperdiçando a energia que foi usada na fabricação, o combustível usado no transporte e a matéria-prima empregada. E se este objeto não for descartado de forma correta, ele poderá poluir o meio ambiente.

Ações práticas para reutilizar

  • Uma roupa rasgada pode ser costurada ou ser transformada em outra peça (uma calça pode virar uma bermuda, por exemplo).
  • Computadores, impressoras e monitores podem ser doados para entidades sociais, que vão utilizá-los com pessoas carentes.
  • Potes e garrafas de plástico podem ser transformados em vasos de plantas.
  • Folhas de papel com impressão em apenas um lado podem ser transformadas em papel de rascunho, ao usar o lado em branco.
  • Um móvel quebrado (armário, sofá, guarda-roupa, estante, escrivaninha, mesa, cadeira, etc) não precisa ir parar no lixo. Eles podem ser consertados ou doados.
  • A água usada para lavar roupa pode ser reutilizada para lavar o quintal.
  • Com criatividade, embalagens, palitos e potes de plástico podem se tornar brinquedos interessantes.
Reciclar

A reciclagem é praticamente uma obrigação nos dias de hoje.
O lixo reciclável deve ser encaminhado para empresas ou cooperativas de trabalhadores de reciclagem, onde serão transformados novamente em matéria-prima para voltar ao ciclo produtivo. Além de gerar renda e emprego para pessoas que trabalham com reciclagem, é uma atitude que alivia o meio-ambiente de resíduos que vão levar anos ou séculos para serem decompostos.

Ações práticas para reciclar

Separe em casa o lixo orgânico do lixo reciclável.

  • Vidro: potes de alimentos (azeitona, milho, requeijão, garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro).
  • Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
  • Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
  • Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

O Mixirica e a sustentabilidade

O Mixirica, assim como você, também valoriza a sustentabilidade. É por isso que em nossas lojas, entre outras atitudes, adotamos o sistema de reciclagem através de adesivos nas lixeiras separando o Lixo Orgânico e o Lixo Reciclável.

Colabore com a natureza e o meio ambiente!


Fonte: Sua pesquisa.com